terça-feira, 8 de setembro de 2009

O velho


O velho estava sentado a porta da igreja, e eu, do outro lado da rua sentada no banco, coloquei pela primeira vez o meu olhar naquele ser. A primeira vez olhei por acaso, a segunda já foi com alguma intenção, a partir daí meu olho se prendeu naquela imagem.
Eu estava ali no banco. Sim, é verdade estava.
Aquele ser...
Aquele ser que estava a minha frente, estava sozinho, e eu não sei se quer, se ,se tinha a si prórpio.
Um ar infeliz, perdido.
Morinbundo mais vivamente ardente, ainda havia um toque de esperança.
Que teria aconteçido aquele velho, aquele senhor?
Olho pra ele...
Ele que já teria sido elegante, forte, determinado, decidido e dono de si.
Agora, ali sentado, sem nada, como qualquer um daqueles mendigos, por quem passamos todos os dias e nem se quer olhamos, tavez por que nos enojam, metem medo, ou até, por que tememos ceder à pena que nos invade.
Mas aquele...
Aquele ali, sentado de forma tão característica, não é um mendingo como os outros, aquele é mendingo de alma. Pede com os olhos que o estiquem a mão, não é a carteira, é a mão.
Ele perdeu-se, ficou cego e já não sabe mais o caminho. Sentada no meu banco, enquanto o tempo congelou o meu relógio, deixo a minha alma analizar a alma vizinha.
Continuo a repara-lo!
Reparo na sua roupa...
A Sombra!
Não, não são as roupas sujas ou rasgadas. São limpas apenas gastas pelo tempo, gastas. É assim que aquele ser se encontra
Gasto!
Gasto pelo tempo, pela tristeza, pela solidão, gasto por aquilo que não aproveitou.
Era gasto que ele estava, gasto e só...
O velho agora começava a direcionar o olhar para mim, me olhou com olhos de quem pede, eu não desviei o meu olhar, ele sorriu e eu o retribui.
O meu sorriso era de solidariedade, ternura?
Não sei bem.
Apenas sorri com vontade!

3 comentários:

Negocio Verificado disse...

Vocês duas são demais, desejo-lhes toda a felicidade desse mundo!

***T#@Y$*** disse...

Nay sentirei muuuita saudades de vc vi minha prima......
Amei as visitas q vc me fez aqui em são paulo...
E gostei bastante dessa postagem em partucular....
Ache bastante legal a historia depois q vc me contou todos os pormenores.......
Um grande bj fike sempre com Jeova Deus....
thays

Naiane & Hayat disse...

Eu amoo vcs dois de mais, Thalles meu porto seguro vc é especial de mais pra mim, e tata minha prima, vc é a melhor, logo logo vou aii novamente, beijos!

Amoo vcs' ♥